Picolé, pipoca e poesia à moda Sandra Rosa
Olá, meninada!
Quer ganhar um presente? Um presente que emociona, que brinca e ensina? Ah! e faz ginga com a rima!? Quer um verdadeiro amigo, companheiro, feliz, sabido? Abra, então, este livro. E percorra suas trilhas, com entusiasmo, sem birras, empinando papagaio, de patins ou bicicleta, isso mesmo, criança sapeca!
Anime-se e prepare-se para o reino da fantasia, das flores, da bicharada, de carona com a poesia. Um passeio instrutivo, divertido, colorido, muitas surpresas festivas nas páginas deste livro. Alegria a tiracolo, nos folguedos, que encanto! Uma aventura e tanto! Na bagagem, ai, que charmosa!, sonhos, risos e guloseimas nos poemas de Sandra Rosa.
Sei que a garotada gostará de comer acarajé na Bahia, pequi em Goiás, açaí no Pará, pão de queijo em Minas Gerais. No Japão, bem longe daqui, ah! uma gostosura, o sushi! E não para por aí: doce, macarrão, sanduíche, meu Deus, quanta gulodice, que jogo de sedução! Mas a poesia atenta, cutuca a meninada esperta: engordar não está com nada, melhor ficar bem alerta!
Viajar, viajar, viajar na garupa da poesia. Viver inesquecíveis momentos ao visitar monumentos aqui, ali, acolá, em Paris, Roma, China, Nova Iorque, além-mar, e, com um tiquinho de sorte, se o vento for bem ligeiro, pedir bênção ao Redentor, lá no Rio de Janeiro.
Este livro é camarada, e quer que a meninada conheça nosso folclore: Saci, Boitatá, Sereia, Curupira, Lobisomem, e que ninguém desconheça, a tal Mula sem cabeça, invenções do bicho-homem.
Pois é, que trio interessante: picolé, pipoca e poesia. Ih! criança gosta de monte, e a poetisa sabia! Por isso, com graça e leveza, Sandra Rosa poetizou as coisas do dia a dia e suas muitas belezas. Com seu jeito natural, encheu de luz um poema, e conduziu os Reis Magos para a noite de Natal. E então Jesus Menino, bem distante de Belém, sorriu um riso de estrela e o sino cantou amém!
Criativa, pôs coração nas palavras, deu-lhes asas, sentimentos, fez poemas variados e todos bem costurados na magia dos momentos. Soube jogar com os sentidos, nos trocadilhos sortidos, e brincou de ensinar. Versátil em seu ludismo, misturou o faz de conta a instantes de verdade, tudo muito divertido. Assim, os poemas, animados, se sentirão abraçados pelos olhos do leitor. A poetisa disse a que veio, afirmo com alegria, depois de degustar Picolé, pipoca e poesia.
Olá, meninada, bem-vinda a este reino poético! Faça boas descobertas, torne a leitura uma festa, e se lambuze de sol que, por certo, todo prosa, se enfeitou de poesia, sob as asas de Sandra Rosa!
Lêda Selma
Escritora, membro da Academia Goiana de Letras
Nenhum comentário:
Postar um comentário